sábado, 7 de maio de 2011

PROJETO CIRCO

      Nossa escola está trabalhando nesta I Unidade o tema: Arte e Cultura. Dentro deste tema estamos desenvolvendo em nossa escola o Projeto Circo: Valorizando a arte de sorrir.
     O projeto foi construído com a pedagoga Gilênia e os professores, onde todos opinaram em relação ao projeto, houve também a participação da equipe gestora.
     Segue abaixo o Projeto:


JUSTIFICATIVA

O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, danças, cenografia e figurino apropriados que encantam a plateia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Partindo da ideia e da proposta de trabalhar o ano letivo com bimestres temáticos e buscando a associação entre o tema arte e cultura, previsto para ser trabalhado nos primeiros 2 (dois) meses do ano letivo sob a ideia que o papel fundamental da arte no processo de ensino – aprendizagem, visa o desenvolvimento físico, psíquico e moral do educando utilizando a arte como objetivo de sensibilização e possibilidade do despertar no aluno habilidades artísticas.
De acordo a essas ideias, a escola busca um elo entre os estudos de Piaget e Vygotsky, em que o processo de desenvolvimento está relacionado com o exercício e o aperfeiçoamento da função simbólica e com as questões relacionadas ao meio social.
            A consolidação do projeto, busca dentre outros fatores, aproximar arte circense ao público escolar.


OBJETIVOS GERAIS

Este projeto tem por objetivo permitir as crianças vivenciar individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobretudo mediante exercícios, jogos e técnicas reunidos em proposições didáticas. Estas práticas possibilitam o desbloqueio de movimentos corporais adormecidos alargando – lhes às possibilidades de expressão, com a incorporação de novos gestos, estimulando – lhes desinibições no convívio social e, enfim, facilitando – lhes a harmonização entre desenvolvimento físico, psicológico e social.
O projeto Circo tem como objetivo desenvolver uma instrumentalização artística visando o desenvolvimento da criatividade a partir do universo do palhaço, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e o resgate de valores humanos, tais como: alegria, cooperação, amizade e a criatividade presente na cena cômica do palhaço. Aplicar uma pesquisa de linguagem corporal a partir da pedagogia do palhaço circense, como também, criar uma relação com figuras do universo cômico popular brasileiro, presente na infância.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Conhecer a história do circo e de seus componentes;
·         Desenvolver a linguagem oral;
·         Desenvolver a expressão corporal;
·         Explorar a criatividade e imaginação;
·         Trabalhar hábitos e atitudes;
·         Revisar cores primárias e formas geométricas;
·         Proporcionar aos alunos o reconhecimento das datas comemorativas do mês de março, trabalhando de forma significativa a construção de conceitos e conhecimentos;


REFERENCIAL TEÓRICO

Um circo é comumente uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.
A palavra também descreve o tipo de apresentação feita por esses artistas, normalmente uma série de atos coreografados à músicas. Um circo é organizado em uma arena - picadeiro circular, com assentos em seu entorno, enquanto circos itinerantes costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona.

METODOLOGIAS:
·         Dramatizações individuais e em grupo;
·         Artes plásticas;
·         Histórias (Hora do Conto e elaboração oral coletiva);
·         Construção de murais, painéis coletivos;
·         Brincadeiras, jogos e atividades recreativas envolvendo o tema do projeto;
·         Rodinhas, dinâmicas em grupo;
·         Roda de conversa
·         Desenho
·         Pintura
·         Gráficos
·         Listas
·         Experiências
·         Leituras

PERÍODO E DURAÇÃO DO PROJETO

Início em 14/03/2011
Culminância em 01/05/2011

PÚBLICO ALVO
Alunos do 1º ano à 4ª série, equipe escolar e toda a comunidade.

METAS
·         Analisar o papel do circo na sociedade;
·         Desenvolver a criatividade da criança;
·         Identificar os personagens do circo;
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita;

ASSUNTOS ABORDADOS
·         Animais em circo;
·         Exploração do trabalho infantil no circo;
·         Projetos sociais onde se ensina/aprende artes circense no Brasil.
·         A criança do circo e a escola (vivem em constantes estágios de transferências, pois vivem como uma companhia itinerante).

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Linguagem Oral e Escrita, Matemática, História, Artes.

RECURSOS NECESSÁRIOS
·         Cds
·         Jogos e brincadeiras dirigidas.
·         Tv, rádio
·         Vídeo
·         Jornais
·         Papéis diversos
·         Revistas
·         Tesoura cola guache
·         Músicas
·         Sucatas
·         Poesias
·         Mais sugestões a critério do professor.

DESENVOLVIMENTO ( SUGESTÕES )

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno.
·         A história do circo;
·         Os personagens do circo;
·         Assistir aos DVDs da Xuxa circo, Patati e Patatá, Cirque du Soleil;
·         Assistir ao filme “ Dumbo “
·         Descrever o cartaz “ O circo ” da coleção de Leandras – edt. FTD;
·         Alfabeto ilustrado letra C;
·         Músicas dramatizadas;
·         Exercícios rítmicos e de equilíbrio,
·         Jogo da memória - figuras circenses;
·         Coordenação motora fina: levar o palhaço até o circo;
·         Confecção de gravata do palhaço;
·         Explorar objeto de sopro utilizada no circo, como apito e bolinhas de sabão;
·         Explorar comidas do circo, como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação;
·         Construir dobraduras referentes ao tema;
·         Construção de cartazes com animais presentes no circo.
·         Desenho com personagem do circo, onde os alunos farão bolinhas de papel crepom para o preenchimento dos mesmos.




AVALIAÇÃO

O Projeto será avaliado sempre que for necessário, de forma contínua a partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as circunstâncias e necessidades apresentadas.

CULMINÂNCIA

Realizar um espetáculo circense, em uma estrutura similar a de um circo, com apresentações realizadas por alunos de nossa escola, bem como com pessoas da comunidade que tenham habilidade para realizar algum número circense.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Luiz Guilherme. Ritual, Risco e Arte Circense. Brasília: UNB, 2008.
AVANZI, Roger e TAMAOKI, Verônica. Circo Nerino. São Paulo: Editora Codex e Pindorama Circus, 2004.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora Unesp, 2003.
LIVRO DIA A DIA DO PROFESSOR, vol. 2 edit. Fapi.




Nenhum comentário: