Nossa escola está trabalhando nesta I Unidade o tema: Arte e Cultura. Dentro deste tema estamos desenvolvendo em nossa escola o Projeto Circo: Valorizando a arte de sorrir.
O projeto foi construído com a pedagoga Gilênia e os professores, onde todos opinaram em relação ao projeto, houve também a participação da equipe gestora.
Segue abaixo o Projeto:
JUSTIFICATIVA
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, danças, cenografia e figurino apropriados que encantam a plateia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Partindo da ideia e da proposta de trabalhar o ano letivo com bimestres temáticos e buscando a associação entre o tema arte e cultura, previsto para ser trabalhado nos primeiros 2 (dois) meses do ano letivo sob a ideia que o papel fundamental da arte no processo de ensino – aprendizagem, visa o desenvolvimento físico, psíquico e moral do educando utilizando a arte como objetivo de sensibilização e possibilidade do despertar no aluno habilidades artísticas.
De acordo a essas ideias, a escola busca um elo entre os estudos de Piaget e Vygotsky, em que o processo de desenvolvimento está relacionado com o exercício e o aperfeiçoamento da função simbólica e com as questões relacionadas ao meio social.
A consolidação do projeto, busca dentre outros fatores, aproximar arte circense ao público escolar.
OBJETIVOS GERAIS
Este projeto tem por objetivo permitir as crianças vivenciar individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, sobretudo mediante exercícios, jogos e técnicas reunidos em proposições didáticas. Estas práticas possibilitam o desbloqueio de movimentos corporais adormecidos alargando – lhes às possibilidades de expressão, com a incorporação de novos gestos, estimulando – lhes desinibições no convívio social e, enfim, facilitando – lhes a harmonização entre desenvolvimento físico, psicológico e social.
O projeto Circo tem como objetivo desenvolver uma instrumentalização artística visando o desenvolvimento da criatividade a partir do universo do palhaço, como forma de sensibilização do corpo, buscando a conscientização e o resgate de valores humanos, tais como: alegria, cooperação, amizade e a criatividade presente na cena cômica do palhaço. Aplicar uma pesquisa de linguagem corporal a partir da pedagogia do palhaço circense, como também, criar uma relação com figuras do universo cômico popular brasileiro, presente na infância.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Conhecer a história do circo e de seus componentes;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Explorar a criatividade e imaginação;
· Trabalhar hábitos e atitudes;
· Revisar cores primárias e formas geométricas;
· Proporcionar aos alunos o reconhecimento das datas comemorativas do mês de março, trabalhando de forma significativa a construção de conceitos e conhecimentos;
REFERENCIAL TEÓRICO
Um circo é comumente uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.
A palavra também descreve o tipo de apresentação feita por esses artistas, normalmente uma série de atos coreografados à músicas. Um circo é organizado em uma arena - picadeiro circular, com assentos em seu entorno, enquanto circos itinerantes costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona.
METODOLOGIAS:
· Dramatizações individuais e em grupo;
· Artes plásticas;
· Histórias (Hora do Conto e elaboração oral coletiva);
· Construção de murais, painéis coletivos;
· Brincadeiras, jogos e atividades recreativas envolvendo o tema do projeto;
· Rodinhas, dinâmicas em grupo;
· Roda de conversa
· Desenho
· Pintura
· Gráficos
· Listas
· Experiências
· Leituras
PERÍODO E DURAÇÃO DO PROJETO
Início em 14/03/2011
Culminância em 01/05/2011
PÚBLICO ALVO
Alunos do 1º ano à 4ª série, equipe escolar e toda a comunidade.
METAS
· Analisar o papel do circo na sociedade;
· Desenvolver a criatividade da criança;
· Identificar os personagens do circo;
· Desenvolver a linguagem oral e escrita;
ASSUNTOS ABORDADOS
· Animais em circo;
· Exploração do trabalho infantil no circo;
· Projetos sociais onde se ensina/aprende artes circense no Brasil.
· A criança do circo e a escola (vivem em constantes estágios de transferências, pois vivem como uma companhia itinerante).
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Linguagem Oral e Escrita, Matemática, História, Artes.
RECURSOS NECESSÁRIOS
· Cds
· Jogos e brincadeiras dirigidas.
· Tv, rádio
· Vídeo
· Jornais
· Papéis diversos
· Revistas
· Tesoura cola guache
· Músicas
· Sucatas
· Poesias
· Mais sugestões a critério do professor.
DESENVOLVIMENTO ( SUGESTÕES )
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno.
· A história do circo;
· Os personagens do circo;
· Assistir aos DVDs da Xuxa circo, Patati e Patatá, Cirque du Soleil;
· Assistir ao filme “ Dumbo “
· Descrever o cartaz “ O circo ” da coleção de Leandras – edt. FTD;
· Alfabeto ilustrado letra C;
· Músicas dramatizadas;
· Exercícios rítmicos e de equilíbrio,
· Jogo da memória - figuras circenses;
· Coordenação motora fina: levar o palhaço até o circo;
· Confecção de gravata do palhaço;
· Explorar objeto de sopro utilizada no circo, como apito e bolinhas de sabão;
· Explorar comidas do circo, como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação;
· Construir dobraduras referentes ao tema;
· Construção de cartazes com animais presentes no circo.
· Desenho com personagem do circo, onde os alunos farão bolinhas de papel crepom para o preenchimento dos mesmos.
AVALIAÇÃO
O Projeto será avaliado sempre que for necessário, de forma contínua a partir da participação, desempenho, cooperativismo, integração do grupo, disponibilidade e, principalmente, o engajamento efetivo durante o desenvolvimento do mesmo, podendo ser alterado a qualquer momento, conforme as circunstâncias e necessidades apresentadas.
CULMINÂNCIA
Realizar um espetáculo circense, em uma estrutura similar a de um circo, com apresentações realizadas por alunos de nossa escola, bem como com pessoas da comunidade que tenham habilidade para realizar algum número circense.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Luiz Guilherme. Ritual, Risco e Arte Circense. Brasília: UNB, 2008.
AVANZI, Roger e TAMAOKI, Verônica. Circo Nerino. São Paulo: Editora Codex e Pindorama Circus, 2004.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora Unesp, 2003.
LIVRO DIA A DIA DO PROFESSOR, vol. 2 edit. Fapi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário